19/11/2013

Prêmio Cultura Empreendedora

Em cerimônia realizada no dia 14 de novembro, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, durante o 1º Prêmio Cultura Empreendedora Sebrae Minas,  educadores de escolas estaduais e particulares foram homenageados por apresentarem iniciativas que contribuem para a disseminação da cultura empreendedora.
A professora Cristiane Aparecida da Silva, do Centro Estadual de Educação Continuada "Alda Polastre", participou da cerimônia como finalista na categoria Ensino Médio com o projeto ‘A Geração dos Empreendedores Sustentáveis – repensar e debater uma nova sociedade através de experiências empreendedoras’.


08/11/2013

Ganhadores da 3ª etapa de desafios

Parabéns a todos os participantes da 3ª etapa de desafios!!!

Os premiados foram: Selma Cristina Martins Antônio e Vinícius José Teófilo de Carvalho.

Prof. Cristiane fazendo a entrega do brinde à aluna Selma
 

Prof. Cleirizilda, Selma e Prof. Cristiane

Prof. Vânia e Vinícius
 

07/11/2013

Projeto A Geração de Empreendedores Sustentáveis fica entre os finalistas de MG

Projeto A Geração de Empreendedores Sustentáveis fica entre os finalistas do Prêmio Cultura Empreendedora Sebrae Minas 2013.
A professora Cristiane aparecida Silva, acompanhada de um representante do CESEC Alda Polastre participará da cerimônia de premiação que será realizada no dia 14/11/2013 juntamente com o evento da Semana Global de Empreendedorismo Estadual, no horário de 08:30 às 12:40, no auditório JK na Cidade Administrativa em Belo Horizonte.


04/11/2013

Culminância do Projeto A Geração de Empreendedores sustentáveis

“A Geração de Empreendedores Sustentáveis” movimenta o CESEC
Alunos e Diretor Sérgio Cabral com Terezinha Pessoni
Durante os meses de agosto e setembro o CESEC Alda Polastre, em São Sebastião do Paraíso, desenvolveu o Projeto “A Geração de Empreendedores Sustentáveis”, envolvendo alunos, professores e comunidade local, através de importantes parcerias.
O início do projeto foi marcado pela participação das professoras Cristiane Aparecida Silva e Lucrécia Cardeal Leonel na capacitação oferecida pelo SEBRAE. Posteriormente, ambas iniciaram o trabalho com toda a equipe pedagógica e comunidade escolar, na busca de parcerias dentro e fora da escola.
Foram diversas parcerias no decorrer do projeto, tais como a confecção de 250 sacolas ecológicas, através de patrocínio do comércio local e apoio da Câmara de Vereadores na pessoa da vereadora Dilma Oliveira, assim como a doação de vários lápis-sementes pela ADAAP (Associação de Desenvolvimento Ambiental Amigos de Paraíso).
As palestras e oficinas em parceria com gerentes comerciais, representante do SE BRAE e estagiária do Curso de Pedagogia, contribuíram significativamente para o sucesso do projeto, proporcionando momentos de grande aprendizagem e reflexão sobre a cultura empreendedora, bem como sobre os assuntos relacionados à sustentabilidade.
Dentro da escola, as parcerias possibilitaram trabalhar a interdisciplinaridade, com envolvimento de todos os professores. O resultado foi diversificado, como por exemplo, a produção de paródia, confecção de painéis, produção de convites e panfletos, produção da logo da escola e trabalho artístico, utilizando material reciclável, representando toda a escola e seu entorno. Outra ação importante do projeto foi o lançamento do papa pilhas, colocado na entrada da escola para o descarte correto de pilhas e baterias.
No dia 2 de outubro, os trabalhos produzidos foram expostos na escola durante a culminância do projeto, com a participação de alunos, professores e convidados. Durante o evento, foram apresentadas atrações, como paródia, jogral e teatro. A Escola Estadual Paraisense foi representada por dois alunos que cantaram uma paródia de própria autoria. Na sequência, o público apreciou o Teatro Sustentabi-lidade em Libras, sob a orientação da intérprete Neusa (alunos surdos). Outra atração que abrilhantou a noite foi a apresentação musical do maestro Luciano Autran, acompanhado por Larissa.
De acordo com as especialistas, Elisangela Rabelo e Janette Mafra, o entusiasmo e compromisso das professoras e equipe foram determinantes para o sucesso do projeto, pois por se tratar de uma modalidade diferenciada de ensino semipresencial, onde o professor é orientador de aprendizagem e o aluno possui liberdade de frequência, desenvolver um projeto é um grande desafio. As professoras conseguiram conquistar seus alunos a ponto destes solicitarem à direção da escola a continuidade do projeto, através de oficinas.
O diretor do CESEC “Alda Polastre”, Sérgio Cabral de Almeida, agradeceu a presença de todos, na ocasião que se constituiu num marco histórico da unidade de ensino. Ressaltou a presença da secretária municipal de Educação, Regina Márcia Penha Pimenta, da representante da ACISSP, Te-rezinha Pessoni, Cinara Vano-ni, diretora municipal de Cultura, alunos e professores da Escola Municipal Campos do Amaral, Bernadete Aguiar, diretora da Escola Nova, Neusa Avelar e Márcio da Superintendência Regional de Ensino.

Para visualizar mais fotos do evento, clique abaixo.

01/11/2013

Reta final - Cultura Empreendedora

A última oficina do Projeto "A Geração de Empreendedores Sustentáveis" foi marcada pela Palestra com Donivaldo Expedito dos Santos que falou sobre motivação, persistência, otimismo de acordo com as 10 CCes (características do comportamento empreendedor).


Após a palestra os alunos receberam o Certificado de Conclusão do Curso.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Direção do CESEC juntamente com as professoras Cristiane e Lucrécia agradecem a atenção do companheiro Donivaldo que deu um verdadeiro show de motivação aos alunos participantes dos projeto.