Projeto Tela Viva Portinari
Justificativa
O presente trabalho tem como o tema a
contribuição da Arte na aprendizagem de Jovens e Adultos. Antes de tudo é
primordial que se trabalhe a valorização dos saberes dos alunos, isso é atitude
imprescindível para garantir êxito no processo ensino aprendizagem. A Arte
propicia um modo novo de aprender o mundo contemporâneo. Ela estabelece uma
nova abordagem no contato com o mundo cultural, sua função é de extrema
importância para sociedade, ela contribui de forma intensa na educação do ser
humano valorizando a autoestima. Com isso, é importante integrar Arte e a
Educação tornando-a de suma importância na educação de jovens e adultos
partindo da valorização
de suas vivências através da Arte.
A Arte-Educação enquanto área do conhecimento valoriza a leitura e conceitos que o aluno constrói mesmo fora da escola. Sua prática se dá por meio de diferentes percepções buscando ampliar essa leitura de mundo e mostrando outros caminhos referentes à formação do “eu” reflexivo, sensível e crítico dos alunos. Por isso o contato com a arte é um importante recurso que completa o processo de aprendizagem, já que o aluno não é só um contemplador, mas também alguém com olhar próprio, que pode se tornar crítico, estabelecendo assim, relações com o objeto artístico. Esta é a passagem, segundo Paulo Freire, do conhecimento ou saber ingênuo para o conhecimento crítico. Acredito na importância desse recurso para estimular o interesse nas aulas de Arte produzindo mudança de comportamento. As turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são compostas em sua maioria por alunos que, em algum momento de suas vidas abandonaram a escola. Depois de muito tempo afastado dos estudos, estes homens e mulheres retornam à sala de aula buscando recuperar o tempo perdido e vislumbram outro olhar sobre a leitura de imagens, que os encantam particularmente.
A organização do trabalho pedagógico no desenvolvimento deste projeto tem especificidades que foram observadas: a contemplação de conteúdos significativos para a vida do aluno, tempo diferenciado de aprendizagem, horários diversificados, observando os limites e possibilidades de cada educando em sua singularidade, pois cada um possui seu tempo próprio de formação, elaborando conceitos a partir de uma perspectiva de ressignificação do mundo e de si mesmo. Nessa visão, coube ao desenvolvimento do Projeto, apontar para uma nova relação entre Linguagens, trabalho e cultura que constitua uma base sólida de formação cultural e histórica, possibilitando aos educandos, além do desenvolvimento de suas potencialidades como seres humanos, também o desenvolvimento do senso crítico, das capacidades de ler e interpretar o mundo, por meio da atividade reflexiva. No transcurso do processo, a autonomia dos educandos foi estimulada para lhes facilitar a continuidade dos estudos com sucesso, pois se sabe que, algumas das instabilidades biográficas que ocasionaram suas dificuldades em frequentar a escola no passado, podem dificulta a sua perseverança no presente. De acordo com a Proposta Política Pedagógica uma das metas desta Unidade de Ensino é reduzir a evasão escolar e um fator primordial é motivar a frequência inserindo-os em conteúdos contextualizados. Será sempre necessário atentar para os motivos desses alunos e compreendê-los em suas dificuldades de maneira muito mais sutil do que se faria com outras turmas, não esquecendo de que são trabalhadores, jovens, adultos e/ou idosos que já possuem uma caminhada e cuja experiência pode ser um rico recurso no qual poderei fundamentar o processo de ensino.
A Arte-Educação enquanto área do conhecimento valoriza a leitura e conceitos que o aluno constrói mesmo fora da escola. Sua prática se dá por meio de diferentes percepções buscando ampliar essa leitura de mundo e mostrando outros caminhos referentes à formação do “eu” reflexivo, sensível e crítico dos alunos. Por isso o contato com a arte é um importante recurso que completa o processo de aprendizagem, já que o aluno não é só um contemplador, mas também alguém com olhar próprio, que pode se tornar crítico, estabelecendo assim, relações com o objeto artístico. Esta é a passagem, segundo Paulo Freire, do conhecimento ou saber ingênuo para o conhecimento crítico. Acredito na importância desse recurso para estimular o interesse nas aulas de Arte produzindo mudança de comportamento. As turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são compostas em sua maioria por alunos que, em algum momento de suas vidas abandonaram a escola. Depois de muito tempo afastado dos estudos, estes homens e mulheres retornam à sala de aula buscando recuperar o tempo perdido e vislumbram outro olhar sobre a leitura de imagens, que os encantam particularmente.
A organização do trabalho pedagógico no desenvolvimento deste projeto tem especificidades que foram observadas: a contemplação de conteúdos significativos para a vida do aluno, tempo diferenciado de aprendizagem, horários diversificados, observando os limites e possibilidades de cada educando em sua singularidade, pois cada um possui seu tempo próprio de formação, elaborando conceitos a partir de uma perspectiva de ressignificação do mundo e de si mesmo. Nessa visão, coube ao desenvolvimento do Projeto, apontar para uma nova relação entre Linguagens, trabalho e cultura que constitua uma base sólida de formação cultural e histórica, possibilitando aos educandos, além do desenvolvimento de suas potencialidades como seres humanos, também o desenvolvimento do senso crítico, das capacidades de ler e interpretar o mundo, por meio da atividade reflexiva. No transcurso do processo, a autonomia dos educandos foi estimulada para lhes facilitar a continuidade dos estudos com sucesso, pois se sabe que, algumas das instabilidades biográficas que ocasionaram suas dificuldades em frequentar a escola no passado, podem dificulta a sua perseverança no presente. De acordo com a Proposta Política Pedagógica uma das metas desta Unidade de Ensino é reduzir a evasão escolar e um fator primordial é motivar a frequência inserindo-os em conteúdos contextualizados. Será sempre necessário atentar para os motivos desses alunos e compreendê-los em suas dificuldades de maneira muito mais sutil do que se faria com outras turmas, não esquecendo de que são trabalhadores, jovens, adultos e/ou idosos que já possuem uma caminhada e cuja experiência pode ser um rico recurso no qual poderei fundamentar o processo de ensino.
Trazer a
obra de Portinari para a sala de aula é poder lidar com a Arte com o pé na
nossa terra, vinculada a seu tempo e lugar. É poder articular um trabalho por
meio do qual a linguagem da Arte nos atinja sensivelmente comprometida com a
realidade e cultura do povo e também aproveitar um momento cultural,
integrando-o no contexto do aluno.
OBJETIVOS:
- Construir, expressar e comunicar-se em artes
visuais, articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a
reflexão, observando o próprio percurso de criação e suas conexões com o de
outros;
- Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética, artística e de gênero;
- Valorizar, através da arte, experiência de vida do aluno participante do CESEC e PECON, promovendo estratégias de melhorias de resultados no processo ensino aprendizagem;
- Desenvolver as competências e habilidades necessárias previstas nos Conteúdos Básicos Comuns;
- Trabalhar a interdisciplinaridade tendo como foco Ler e Escrever compromisso de todas as áreas;
- Desenvolver nos jovens a capacidade de leitura audiovisual através de projeções de meios audiovisuais, visando estabelecer sua capacidade de análise para a área e a compreensão dos elementos específicos do discurso audiovisual.
CONTEÚDOS
CURRICULARES:
TÓPICOS:
- Análise e crítica de produtos audiovisuais contemporâneos; Estudo das artes audiovisuais contemporâneas.
- Estrutura da obra audiovisual.
- Elaboração de roteiros audiovisuais.
- Análise e crítica de obras de artes visuais contemporâneas.
- Selecionar obras de Portinari para personificar as imagens vivas.
- Estudo das premissas das artes contemporâneas.
- Cor, forma e composição.
- Usar e relacionar adequadamente os elementos estruturais e composicionais como linha, cor, textura, volume e espaço das obras de artes visuais.
LÍNGUA PORTUGUESA
TÓPICOS:
Signos não
verbais :
•Valor informativo
•Qualidade técnica
• Efeitos expressivos.
- Integrar informação verbal e não verbal na compreensão e na produção de textos, produtiva e autonomamente;-Relacionar sons, imagens a informações verbais explícitas ou implícitas em um texto;- Reconhecer, em um texto ou obra literária, a concepção de autor e/ou de fazer literário que ela apresenta e relacioná-la a outras artes;- Comparar concepções de autor e de fazer literário, presentes em textos literários ou em outras atividades artísticas de uma mesma época ou de épocas diferentes da história literária brasileira-. Reconhecer os discursos fundadores da brasilidade e seus efeitos de sentido, em textos e manifestações culturais de diferentes épocas;- Reconhecer, em textos literários e em outras manifestações culturais de diferentes épocas, a perpetuação ou o questionamento da ideologia dos discursos fundadores;- Estabelecer relações intertextuais entre um texto literário e outra manifestação cultural sobre a vida social e política brasileira;- Ler textos e obras representativos do Modernismo brasileiro produtiva e autonomamente e relacioná-los com outras atividades artísticas;- Caracterizar os movimentos de vanguarda europeia (Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo), relacionando aspectos pictóricos a produções literárias brasileiras.
- Identificar efeitos de sentido da metalinguagem e da intertextualidade em textos literários do Modernismo brasileiro e suas relações com outras atividades artísticas.
- Posicionar-se, como pessoa e como cidadão, frente aos valores, às ideologias e às propostas estéticas representadas em obras literárias do Modernismo brasileiro.
- Relacionar características discursivas e ideológicas de obras brasileiras da contemporaneidade ao contexto histórico e à situação de produção, circulação e recepção dessas obras.
COMPREENSÃO E PRODUÇAO DE TEXTOS: Resumos, notas, notícias, reportagens, artigos de
divulgação científica, documentários, filmes Retrato ou perfil, poemas em
músicas.
GEOGRAFIA/TÓPICOS
- Território e territorialidade;
- Espacialidade rural;
- Trabalho no campo.
METODOLOGIA
Foi feita a apresentação, análise da vida e
obra do artista explorando através de apreciação as fases cubista e
expressionista, que caracterizam a obra do artista. Foram explorados jornais, vídeos da internet, do
Museu de Portinari em Brodósqui e da Fundação Portinari, dirigida por seu
filho, João Cândido Portinari, no Rio de Janeiro .
Houve a preocupação de fazer uma exploração
interdisciplinar no decorrer do projeto. Na Geografia, foi trabalhada a
localização de Brodósqui em relação às suas viagens e exposições e na
Sociologia o artista assumir-se como Comunista e defender suas ideias através
de uma arma que não fosse explicitamente política, mas artística.
A Literatura foi explorada na leitura dos
poemas de Portinari diante da leitura da obra exposta. Enfim, o objetivo é
despertar nos alunos envolvidos direta e indiretamente com o projeto, o
interesse por outro olhar da Arte, mais questionadora do que somente estética e
plástica.
As atividades de leitura e pesquisa
contribuíram para que os alunos relacionassem a própria realidade com a
biografia do artista, desenvolvendo as habilidades previstas no conteúdo de
Filosofia.
1ª etapa:
Biografia do artista através de apresentação e de vídeos
Com o recurso do PowerPoint, a biografia do
artista foi apresentada com algumas obras, e na sequência, alguns vídeos
previamente selecionados para que os alunos escolhessem através de uma roda de
conversa, as obras que seriam encenadas,
dando a oportunidade de cada aluno argumentar sobre sua escolha. Os vídeos
selecionados foram: “ Imaginário de Portinari” e “De lá pra Cá – Cândido
Portinari”.
Durante
a apresentação, através dos textos e imagens foram desenvolvidas estratégias
diversificadas contribuindo para o trabalho interdisciplinar e para a relação contextualizada.
2ª etapa-
Reflexão de frase de Portinari
Os alunos foram instigados a refletir sobre
a seguinte frase de Portinari: “Uma
pintura que não fala ao coração, não é arte, porque só ele a entende. Só o
coração poderá tornar-nos melhor e esta é a grande função da arte”. Através
da reflexão e inferências dos alunos, os mesmos realizaram um debate expondo
suas opiniões.
Após a exposição das imagens “As Moças de
Arcozelo” e “A Serenata” foram apresentadas escolas de Arte Moderna como
Expressionismo e Cubismo, nas quais está inserido o artista em questão,
identificando-as através de seus principais elementos artísticos, que no caso
do Expressionismo são o desequilíbrio
e conflitos sociais na sociedade contemporânea, o que o levou a
exploração de temas voltados para as frustrações, angústias e anseios da gente
da terra, dos trabalhadores e miseráveis. Usando coloridos intensos, luminosidade esfuziante,
entrecruzamento de linhas e formas, amenizava
conteúdos trágicos em suas obras cubistas, que no caso de “A Serenata”
reporta-se a seu pai que fazia parte da banda de Brodósqui.
Foram
mostradas as obras do Romantismo que tem relação com História e Sociologia
sendo que artistas como Pedro Américo, na sua obra:
“Maçonaria” e a “Independência do Brasil” e Almeida Júnior em “Homem Picando
Fumo” possibilitaram a reflexão nas áreas acima citadas, sobre um fato importante ocorrido na História
do Brasil e sobre um ato corriqueiro de tempos antigos, que hoje não é tão
comum, mas que fez parte da lembrança de alguns alunos presentes.
A formação acadêmica de Portinari despertou nos alunos o interesse
e a importância para com os estudos, pois desde criança ajudou artistas em
projetos grandiosos e teve um objetivo que foi dedicar-se às artes para
denunciar os problemas sociais que vivenciava em sua pequena cidade natal, como
os retirantes que fixaram-se tanto em seu imaginário a ponto de somente serem
retratados, muitos anos depois, na série “ Retirantes”. Na obra “Café”, verificou-se a influência de artistas
mexicanos muralistas e da obra de Pablo Picasso especialmente a pintura
"Guernica" explicando sobre a monumentalidade de suas formas e a
relação disso com o envolvimento das questões sociais em seu país. Isso fez com
que eles identificassem e comprovassem falta de valorização do trabalhador
braçal no mundo contemporâneo. Eles sentiram que podemos com a Arte, ter outras
armas e formas para protestar contra as diferenças e injustiças sociais.
Quanto à série de Jogos
Infantis foi feito um paralelo entre o ontem e o hoje nas relações sociais,
políticas e econômicas.
Os gêneros textuais
poema e música serviram de elo para o trabalho interdisciplinar, tendo como
foco a formação de um leitor ativo e crítico.
As obras escolhidas
foram: Criança Morta, Mulher com Criança, O lavrador de Café onde a expressão
corporal dos personagens foi meticulosamente observada para ser fiel a elas.
Foram trabalhados os
elementos formais estudados em sala de aula como forma, cor, textura e qual
sua importância no produto final, que no
caso é a Tela Viva .
5ª etapa :
Apresentação das obras
Todas as Telas Vivas
foram realizadas conforme a disponibilidade dos alunos participantes. A
comunidade escolar foi mobilizada e
participou ativamente.
Um dos desafios mais
marcantes nesse projeto foi a articulação e a motivação para que alunos,
integrantes desta modalidade presencial e não presencial, se dispusessem à
realização do mesmo.
A avaliação foi feita
em sala de aula, pois os alunos tiveram que reunir-se para aula de apresentação
sobre o artista bem como para execução dos cenários, figurinos, iluminação,
objetos da cena, etc...
Portinari foi sugerido
para essa proposta artística, principalmente pela fase expressionista, quando
exalta os trabalhadores rurais e a cultura cafeeira, que são encontrados na
região de São Sebastião do Paraíso, próxima à Brodósqui, com seus valores
demonstrados através do estudo de algumas obras, destacando a importância do
trabalho braçal para o desenvolvimento de uma nação.
Através deste trabalho
percebeu-se que os alunos demonstraram maior interesse pelo estudo em geral,
diminuindo o nível de evasão escolar e, consequentemente, com a autoestima
elevada, refletiu-se num alto índice de frequência escolar, tanto em Arte
quanto nas demais disciplinas.
A poesia de Portinari, aliada a algumas músicas da MPB, complementaram
o projeto possibilitando um novo olhar sobre a arte e sua ressignificação no
mundo em que vivem.
Enfim, o Projeto “Tela
Viva Portinari” é um convite para que os alunos entendam que a Arte pode e deve
ser vista com outro olhar. O olhar de intervenção, de mediação entre a proposta
do artista e sua experiência de vida particular para resolver problemas que são
do cotidiano do ser humano comum, intercessão essa, conseguida através da
análise de obras de arte de várias épocas da História da Arte. A arte pode ser
um poderoso veículo de reflexão a respeito da vida, em seus aspectos mais
sutis.
Autoavaliação:
A princípio, aprendi que devemos acreditar em
nossas ideias despertando o envolvimento de
todos para que “vistam a camisa” e nos ajudem a coloca-las em prática. A
comunidade escolar apresentou resistência quanto ao compromisso dos alunos no
desenvolvimento do mesmo. Tudo foi planejado em função dos que se
disponibilizaram a participar do projeto.
Particularmente, gosto muito do artista Portinari
o quê facilitou a realização deste projeto. Em outras ocasiões de minha vida
profissional tive experiências com escola regular, durante várias excursões ao Museu Portinari de
Brodósqui. Lembrando-me disso, sabia que seria de muita valia este projeto para
uma escola com outra realidade. Primeiramente, pelo enriquecimento e
valorização do ser humano que suas obras traduzem, pois o trabalhador braçal é
basicamente a clientela que atendo neste ensino presencial e semipresencial, ao
qual me dedico atualmente.
Meu compromisso profissional, tem sido demonstrado através de investimento
na área de informática, no preparo no atendimento individual utilizando
estratégias diversificadas e evidenciando
o uso das novas tecnologias para atender às diversas necessidades
encontradas. Acredito ser valioso e de fácil acesso para atender o
educando onde posso, através destas ferramentas,
oferecer a oportunidade de visitar um Museu Virtual e proporcionando-lhes o
direito a aquisição cultural prevista nas resoluções vigentes, visto que
não teriam tempo nem condições financeiras para fazê-lo fisicamente. Para isso invisto
em cursos de informática, aquisição de CDs, assinatura de revistas e jornais,
atualizações em sites educativos, participações em cursos e oficinas oferecidas
pelo sistema e pela unidade escolar, cumprindo com as metas propostas na avaliação de desempenho individual.
A
relevância do projeto foi ter conseguido
atingir os objetivos propostos despertando na comunidade escolar,
possibilidades de novas propostas,
privilegiando o desenvolvimento do protagonismo, demonstrando assim que o
trabalho realizado com planejamento, mesmo com as dificuldades encontradas,
atinge o nosso foco de educador, que é o aluno.
Fotos
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