12/08/2014

Aluno do Cesec participa do Projeto EPTV na Escola

Paraíso seleciona 10 redações para o Projeto EPTV na Escola
Por Roberto Nogueira


A Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso realizou a seleção das redações de alunos que participam da edição de 2014 do Projeto EPTV na Escola. Neste ano foram mais de 850 estudantes de seis escolas municipais, seis estaduais e quatro particulares que se inscreveram. De acordo com o cronograma divulgado pela emissora os estudantes os autores das 10 redações seleciona-das de Paraíso visitarão a EPTV no dia 3 de setembro.

Neste ano o tema escolhido para as redações é “Como construir o mundo que queremos?”. “Achei o tema muito relevante, já que cada um precisa assumir a responsabilidade que lhe cabe, refletir sobre o mundo que deseja construir, afinal, pequenas ações podem melhorar toda a sociedade”, disse Ana Paula de Brito Pelúcio, assessora pedagógica da Rede Municipal de Ensino. 

As fichas de inscrições foram disponibilizadas a partir de abril, sendo que no dia 2 foi realizada a solenidade de lançamento do programa. Foram convidados para o evento em Varginha, secretários de Educação e dirigentes de ensino da região. Durante a primeira quinzena de abril também foi realizada a divulgação do projeto nos municípios e nas escolas que possuem alunos no 9º ano do Ensino Fundamental.

Conforme foi realizado ano passado a Secretaria Municipal de Educação organizou uma comissão responsável pelo julgamento das redações da etapa local. O grupo se reuniu e seguindo os critérios estipulados fez-se as avaliações do material. “Nosso desejo é que todos os alunos, independentemente do nível escolar, sejam leitores e escritores proficientes. Nesse sentido, o Projeto EPTV na Escola possibilita que os discentes do nono ano produzam textos a partir de um tema estipulado, preocupando-se com a realidade da qual fazem parte”, comentou  Marília de Souza Neves, Coordenadora do Ensino Fundamental anos finais da Rede Municipal.
Entre os meses de abril e maio foram produzidas as redações e em junho ocorreu a seleção das 10 melhores de cada cidade. “Portanto, é fundamental que os professores mobilizem suas turmas para a produção textual, fazendo intervenções adequadas, solicitando que os alunos habituem-se a revisar e a reescrever os textos, pois o produto final precisa ter qualidade”, acrescenta Marília. Foram avaliados itens como título sugestivo, coerência com o tema, desenvolvimento lógico das ideias, originalidade e criatividade. Também foram apontados como critérios para a pontuação a adequação linguística sendo observados aspectos como ortografia, concordância, utilização de fatos relevantes e diferenciais sobre o tema, elementos de contexto, utilização de sugestões estratégicas para a construção de um mundo melhor e evidências de que o texto final possa virar uma reportagem.

Junto com as redações selecionadas foi enviado aos organizadores do projeto o censo escolar com a relação das instituições, dos alunos participantes e os classificados. Somente de Paraíso o projeto envolveu a participação de 866 alunos. Na rede Municipal a Escola Campos do Amaral com 53 inscritos foi a que teve maior número de inscritos. Na rede estadual a E.E. Paraisense contou com 230 participantes e na rede particular o Colégio Paula Frassinetti teve 35 inscritos. Confira no box em anexo a relação dos alunos selecionados.

O cronograma prevê ainda que em agosto acontecerá a fase semifinal com seleção dos trabalhos que decidirão a finalista. O julgamento será feito por jornalistas da emissora. Os finalistas serão divulgados dia 10 de setembro.  Em 15 de setembro acontecerá a visita de um dia em Varginha, com direito a um acompanhante e no dia 16 haverá a solenidade de encerramento e  premiação quando será conhecido o vencedor. No dia 18 de setembro terá início a produção das reportagens com os 10 finalistas em suas respectivas cidades que serão exibidas nos dias seguintes.

Os finalistas classificados do 1º ao 10º lugares ganharão uma TV HD.  Já os professores orientadores e diretor da escola do 1º colocado receberão uma assinatura anual da revista “Terra da Gente”. A escola do 1º colocado ganhará ainda um data show.

Relação dos alunos selecionados na Etapa Municipal do Projeto EPTV na Escola-2014
Álvaro Alves Rodrigues
CESEC Alda Polastre
Ana Lúcia Aparecida de Andrade
Joice de Fátima Reis
Escola Municipal Campos do Amaral
Ana Maria de Souza
Escola Municipal Napoleão Volpe
Giovana Afonso do Nascimento
Escola Estadual Paraisense
Thaís Aguiar Barbosa
Escola Municipal Ibrantina Amaral
Aline Aparecida de Paula
Escola Municipal Francisco Daniel
Érica Duarte
Roberta Bueno Almeida 
Colégio Paula Frassinetti
Amanda Gonçalves 
Colégio NESFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário